Educar para o amor


Com a chegada dos filhos geralmente chegam as expectativas, os planos, as estratégias, as dúvidas, os medos e em alguns casos o desespero. Alguns se perguntam: E agora, o que vamos fazer? Passamos a vida na posição de filhos e de uma hora para outra assumimos a posição de pais e passamos de “conduzidos” a “condutores”.

Quando descobrimos que estávamos esperando Theo, o filho que era desejado, virava realidade e junto com ele a responsabilidade e o medo do desconhecido, mas junto com o medo, a alegria da certeza de ser outro Jesus.

Lembro que, deitados na cama, olhamos um para o outro e nos questionamos sobre como queríamos educá-lo, e chegamos à conclusão que o educaríamos para o amor, não um amor meramente humano, mas um amor sobrenatural, evangélico, que tem em suas raízes Deus. E que o evangelho seria nosso caminho para a educação, pois acreditamos na real presença de Jesus nele.

Entendemos que a educação vai além de bons modos, bons estudos, um futuro brilhante... Mas diz respeito a conduzir nossos filhos a serem pessoas inteiras, capazes de fazer suas escolhas com liberdade, mas educados na verdade. É diariamente conduzir nossos filhos a mergulhar em profundidade na sua totalidade, e essa totalidade somente se dará por meio do relacionamento de cada um com Deus, pois seremos inteiros quando construirmos uma ponte com a nossa divindade. Quando dermos espaço para que Jesus em nós cresça e nos conduza a uma unidade com Deus, para que dessa unidade alcancemos a plenitude do que somos – Filhos de um único Pai – Deus, que é amor infinito!

Somos escolhidos por Deus para ajudar nossos filhos a realizarem em suas vidas o desígnio de Deus sobre ela. Um desafio no mundo de hoje, onde nos apresenta uma cultura competitiva, individualista e que tem o sucesso profissional e financeiro como meio e fim da educação.

Mas toda a vida dos nossos filhos e a plenitude da felicidade deles será fruto de seu relacionamento com Deus, pois somente Deus que é pleno poderá saciar o desejo infinito de ser feliz do homem, nada mais o saciará.

O amor nos insere no paraíso, na intimidade com Deus, na plenitude de nossas almas, constrói nossa totalidade e a consciência da verdade, de quem somos e conduz nossas escolhas, nosso caminho e gera a verdadeira vida em nós.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”...

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8.12)

 

Comentários

  1. Somos escolhidos por Deus para ajudar nossos filhos a realizarem em suas vidas o desígnio de Deus sobre ela. Um desafio no mundo de hoje, onde nos apresenta uma cultura competitiva, individualista e que tem o sucesso profissional e financeiro como meio e fim da educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário