Vejamos, acreditar n’Ele até o diabo acredita. O diabo acredita piamente na sua existência, disso ele não tem dúvida e é por causa
disso que ele nos tenta, para não irmos até Deus e para não possuirmos a verdade
contida n”Ele.
Mas a Fé, a fé é uma graça, uma virtude, um dom de Deus,
é o meio pelo qual Ele nos chama, ela é sobrenatural. A fé é uma resposta do
homem a Deus.
“O Deus invisível, levado por seu grande amor,
fala aos homens como a amigos, e com eles se entretém para convidá-los à
comunhão consigo e nela os receber. A resposta adequada a este convite é a fé.
Pela fé o homem submete completamente sua inteligência e sua vontade a Deus. A
sagrada escritura denomina “obediência da fé” esta resposta do homem ao Deus
que revela. Obedecer na fé significa submeter-se livremente à palavra ouvida,
visto que a sua verdade é garantida por Deus, a própria verdade”.
O ato de crer é autenticamente humano, embora sopro
divino, mas o homem é livre para acreditar e confiar no campo das relações
pessoais. Porém o ato de fé, só é possível pela graça e pelos auxílios
interiores do Espírito Santo.
Considerações:
A liberdade da fé
“Para que o ato de fé seja humano, o homem deve responder
a Deus. Crendo por livre vontade. Ninguém deve ser forçado a abraçar a fé”.
A necessidade da fé
“É necessário, para obter a salvação, crer em Jesus
Cristo e naquele que o enviou para a nossa salvação. Ninguém, jamais, pode ser
justificado sem ela, nem conseguir a vida eterna, se nela não permanecer até o
fim”.
A perseverança na fé
“A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Mas,
para vivermos, crescermos e perseverarmos até o fim na fé, devemos alimentá-la
pela palavra de Deus; devemos pedir ao Senhor que a aumente; ela deve agir pela
caridade, ser carregada pela esperança e estar enraizada na fé da Igreja”.
A fé – começo da vida eterna
“A fé faz-nos degustar como por antecipação a alegria e a
luz da visão beatífica, meta da nossa caminhada na terra”.
O diabo, contudo, acreditada piamente em Deus, a
diferença é que ele não responde com fé ao amor de Deus e a sua existência. E
trabalha arduamente para nos fazer acreditar que sozinhos alcançaremos a vida
eterna. Que somos autossuficientes no campo da fé, que não precisamos estar na
igreja, nem empenhados na construção do Reino de Deus, pois ele sabe que quanto
mais afastados, menos crescemos na fé, menos nos fortalecemos, menos ouviremos
a voz de Deus – O Espírito Santo - e menos o Reino de Deus avança, muito
inteligente ele. Pois nos pega pela nossa maior fraqueza – A vaidade fruto da autossuficiência.
Ele sabe o poder e a graça contida na Igreja e que lá as
portas estarão sempre fechadas para ele, mas então, ele trabalha para que nela
ninguém chegue ou permaneça, pois nela está contida a transmissão das verdades e da graça de
Deus por meio dos sinais de seu amor – os sacramentos.
Portanto, ele trabalha para que não alimentemos nossa fé e nossa alma, para que ela pereça e morra, por meio da nossa autossuficiência na fé.
Se queremos ser médicos, vamos para a faculdade de medicina; advogado para a faculdade de direito, pois não somos assim qualificados se assim não fizermos. Mas para sermos cristãos nos basta acreditar? Não, para sermos cristãos precisamos nos transformar naquilo que nos declaramos ser e para isso é preciso estreitar o relacionamento com Deus, alimentar e corresponder ao seu amor, para isso, precisamos ir até a fonte e beber dela.
Se queremos ser médicos, vamos para a faculdade de medicina; advogado para a faculdade de direito, pois não somos assim qualificados se assim não fizermos. Mas para sermos cristãos nos basta acreditar? Não, para sermos cristãos precisamos nos transformar naquilo que nos declaramos ser e para isso é preciso estreitar o relacionamento com Deus, alimentar e corresponder ao seu amor, para isso, precisamos ir até a fonte e beber dela.
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta". (Tiago 2:26)
No amor,
Maria Amelia Aguiar.

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir