O valor das coisas

Acho que todos conhecem a parábola do homem rico que junta tesouros na terra, onde o ladrão rouba e a traça corrói, e não no céu, onde ele é eterno. Ou já ouviram dizer que é mais fácil um camelo entrar no buraco da agulha do que o rico no reino de Deus...
Pois bem, ouvimos esses ensinamentos feitos por Jesus, e muitas vezes não nos vemos, ou não nos colocamos como o homem rico, pois não temos grandes fortunas e pensamos: esse ensinamento de Jesus não é para mim, pois sou assalariado e não tenho fortunas!
Será?
Será que não é mesmo para mim?
E o que é o valor? Podemos defini-lo de três formas:

a)    É um modo de preferência consciente.
b)    É uma crença em que o homem se baseia para atuar por preferência,
c)    É algo significativo, importante, para um indivíduo ou grupo social.

Preferir, Priorizar = Escolhas. E escolhas geram comportamentos. E o nosso comportamento expressa aquilo que somos, que acreditamos, aquilo que é importante para o nosso EU...
Estava ontem no banco e as pessoas chateadas por que já fazia horas que estavam esperando e começaram a reclamar umas com as outras, depois comecei a prestar atenção como os funcionários (servidores) tratavam as pessoas (clientes). No primeiro momento fiquei indignada, pois tinha um que fazia perguntas com ironia e desconfiança, e sempre soltava uma piada irônica e nem se dava conta o quanto aquele pequeno ato era desrespeitoso com o outro. Depois as pessoas ficavam bravas também começavam a serem agressivas em suas respostas, e dava para perceber naquele convívio, naquela relação, um pedaço de toda uma humanidade. Em um determinado momento teve um caloroso bate boca entre atende e cliente, cada um defendia seu ponto de vista, suas prioridades, suas indignações e se gerou um conflito e nada resolvido.
Fez-me refletir o quanto deteriorado está o relacionamento humano, o quão difícil está o convívio entre as pessoas. E me fez perguntar do que esse estágio é fruto?
E onde iremos parar se tudo continuar da mesma forma?
E o que podemos fazer para mudar?
Percebi que o deteriora mento do convívio humano é fruto dos nossos valores, das nossas escolhas, daquilo que é importante para mim e a referência é sempre o eu: O meu tempo curto e minha pressa, meu cansaço, meu problema, meus interesses, minhas necessidades, eu, meu...
E  o tesouro de cada pessoa  passar a ser ela mesma: seu ponto de vista, seus interesses, sua satisfação, seus problemas, sua felicidade, seu prazer.Dessa forma  nos igualamos ao homem rico da parábola, logo o tesouro não se refere à fortuna que temos, mas ao significado, ao valor que damos as coisas e as pessoas.
Então como não poderia as relações humanas estar beirando ao caos?
É impossível que duas pessoas se relacionem sem conflito, quando cada uma luta para realizar aquilo que é importante para si. Desta forma criasse um abismo entre essa relação, criasse muros e quebram-se as pontes que as une.

E o que são os muros e abismos?
 Desamor = Egoísmo = autossuficiência = desrespeito, falta de atenção, arrogância, maldade, corrupção e desonestidade, agressividade, violência, libertinagem, rebeldia = fratricídio = tesouros que a traça corrói e o ladrão leva = amar a mim mesmo sobre todas as coisas = caos no mundo.

E o que são as pontes que nos une?
Amor = ação = Comportamento = respeito, humildade, altruísmo, bondade, perdão, honestidade, compromisso= serviço e sacrifício = fraternidade = tesouros que a traça não corrói = amar a Deus sobre todas as coisas = olhar as pessoas e coisas com o olhar de Deus = dar o mesmo valor a elas que Deus as dá = um Mundo Novo.

E o que podemos fazer? Mudar.
Mudar o modelo,comportamento, prioridades, mudar de direção=RECOMEÇAR = construir um mundo novo.

Sugiro O modelo: Jesus

O desejo de Jesus é o mesmo de cada coração humano:  De um mundo novo, cheio de paz e de amor entre todos nós.
Ele é protagonista desse mundo novo. E Ele nos mostra o caminho, como devemos construí-lo.
E, eu e você, somos protagonistas do Mundo novo  que desejamos?

“ Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu”. 
(Antigo provérbio chinês)

Unida ao desejo de Jesus,

Maria Amelia Aguiar

Comentários

  1. SÁBIA REFLEXÃO AMÉLIA. Estamos tão envolvidos com as atribuições do cotidiano que não percebemos a beleza da vida,o valor dos pequenos atos e das pessoas que passam e convivem conosco. PARABÉNS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Sábia reflexão Amélia. Temos tantas atribuições no nosso dia-a-dia que esquecemos de contemplar a beleza da vida,o valor dos pequenos gestos e do nosso irmão que se faz tão próximo.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ceiça e te espero na próxima Palavra de Vida. Tudo é fruto da sabedoria Divina, tudo é presente de Deus.

      Excluir
  3. O desejo de Jesus é o mesmo de cada coração humano: De um mundo novo, cheio de paz e de amor entre todos nós.

    Ele é protagonista desse mundo novo. E Ele nos mostra o caminho, como devemos construí-lo.

    E, eu e você, somos protagonistas do Mundo novo que desejamos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário