Acho que todos conhecem a parábola do homem rico que junta
tesouros na terra, onde o ladrão rouba e a traça corrói, e não no céu, onde ele
é eterno. Ou já ouviram dizer que é mais fácil um camelo entrar no buraco da
agulha do que o rico no reino de Deus...
Pois bem, ouvimos esses ensinamentos feitos por Jesus, e
muitas vezes não nos vemos, ou não nos colocamos como o homem rico, pois não
temos grandes fortunas e pensamos: esse ensinamento de Jesus não é para mim,
pois sou assalariado e não tenho fortunas!
Será?
Será que não é mesmo para mim?
E o que é o valor? Podemos defini-lo de três formas:
a) É um modo de preferência consciente.
b) É uma crença em que o homem se baseia para atuar
por preferência,
c) É algo significativo, importante, para um
indivíduo ou grupo social.
Preferir, Priorizar =
Escolhas. E escolhas geram comportamentos. E o nosso comportamento expressa
aquilo que somos, que acreditamos, aquilo que é importante para o nosso EU...
Estava ontem no banco e as
pessoas chateadas por que já fazia horas que estavam esperando e começaram a
reclamar umas com as outras, depois comecei a prestar atenção como os
funcionários (servidores) tratavam as pessoas (clientes). No primeiro momento
fiquei indignada, pois tinha um que fazia perguntas com ironia e desconfiança,
e sempre soltava uma piada irônica e nem se dava conta o quanto aquele pequeno
ato era desrespeitoso com o outro. Depois as pessoas ficavam bravas também
começavam a serem agressivas em suas respostas, e dava para perceber
naquele convívio, naquela relação, um pedaço de toda uma humanidade. Em um
determinado momento teve um caloroso bate boca entre atende e cliente, cada um
defendia seu ponto de vista, suas prioridades, suas indignações e se gerou um
conflito e nada resolvido.
Fez-me refletir o
quanto deteriorado está o relacionamento humano, o quão difícil está o convívio
entre as pessoas. E me fez perguntar do que esse estágio é fruto?
E onde iremos parar se tudo continuar da mesma forma?
E o que podemos fazer para mudar?
Percebi que o deteriora mento do convívio humano é fruto dos
nossos valores, das nossas escolhas, daquilo que é importante para mim e a
referência é sempre o eu: O meu tempo curto e minha pressa, meu cansaço, meu
problema, meus interesses, minhas necessidades, eu, meu...
E o tesouro de cada
pessoa passar a ser ela mesma: seu ponto
de vista, seus interesses, sua satisfação, seus problemas, sua felicidade, seu
prazer.Dessa forma nos igualamos ao
homem rico da parábola, logo o tesouro não se refere à fortuna que temos, mas
ao significado, ao valor que damos as coisas e as pessoas.
Então como não poderia as relações humanas estar beirando ao
caos?
É impossível que duas pessoas se relacionem sem conflito,
quando cada uma luta para realizar aquilo que é importante para si. Desta forma
criasse um abismo entre essa relação, criasse muros e quebram-se as pontes que
as une.
E o que são os muros e abismos?
Desamor = Egoísmo =
autossuficiência = desrespeito, falta de atenção, arrogância, maldade,
corrupção e desonestidade, agressividade, violência, libertinagem, rebeldia =
fratricídio = tesouros que a traça corrói e o ladrão leva = amar a mim mesmo
sobre todas as coisas = caos no mundo.
E o que são as pontes que nos une?
Amor = ação = Comportamento = respeito, humildade, altruísmo,
bondade, perdão, honestidade, compromisso= serviço e sacrifício = fraternidade =
tesouros que a traça não corrói = amar a Deus sobre todas as coisas = olhar as
pessoas e coisas com o olhar de Deus = dar o mesmo valor a elas que Deus as dá
= um Mundo Novo.
E o que podemos fazer? Mudar.
Mudar o modelo,comportamento, prioridades, mudar de direção=RECOMEÇAR = construir um mundo
novo.
Sugiro O modelo: Jesus
O desejo de Jesus é o mesmo de cada coração humano: De um mundo novo, cheio de paz e de amor entre todos nós.
Ele é protagonista desse mundo novo. E Ele nos mostra o
caminho, como devemos construí-lo.
E, eu e você, somos protagonistas do Mundo novo que desejamos?
“ Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu”.
(Antigo provérbio chinês)
Unida ao desejo de Jesus,
Maria Amelia Aguiar
SÁBIA REFLEXÃO AMÉLIA. Estamos tão envolvidos com as atribuições do cotidiano que não percebemos a beleza da vida,o valor dos pequenos atos e das pessoas que passam e convivem conosco. PARABÉNS PELO BLOG.
ResponderExcluirSábia reflexão Amélia. Temos tantas atribuições no nosso dia-a-dia que esquecemos de contemplar a beleza da vida,o valor dos pequenos gestos e do nosso irmão que se faz tão próximo.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Obrigada Ceiça e te espero na próxima Palavra de Vida. Tudo é fruto da sabedoria Divina, tudo é presente de Deus.
ExcluirO desejo de Jesus é o mesmo de cada coração humano: De um mundo novo, cheio de paz e de amor entre todos nós.
ResponderExcluirEle é protagonista desse mundo novo. E Ele nos mostra o caminho, como devemos construí-lo.
E, eu e você, somos protagonistas do Mundo novo que desejamos?