Pois bem, como a maioria de nós sabe, estamos no período da quaresma. É um período de quarenta dias que antecedem a ressurreição de Cristo. Um período de conversão e mudança. Não é apenas um período de cortes ou jejum nesses dias, mas, período que antecedem uma verdadeira conversão, ou seja, período que antecede um reposicionamento ou um redirecionamento da própria vida.
No entanto, a maioria de nós o vive apenas como um período de abstinência de algo, por tradição ou por acreditar que isso nos basta. Porém, é um período com um significado ainda maior. É a continuidade do período natalino, onde arrumamos a casa para receber Jesus que nasce no seio de nossas almas, mas, após essa arrumação a casa necessita de uma faxina, daí chega o período da quaresma que é justamente depois da arrumação é chegada a hora da faxina na alma.
Portanto, o que fazemos numa faxina?
Limpamos a casa com mais profundidade. Com mais detalhe, tempo e atenção. E nessa faxina, recolhemos tudo o que não presta e está entulhando a casa e jogamos fora. Para dar mais fluxo na casa. Para ter espaço para coisas novas. Da mesma forma fazemos com nossa alma na quaresma. Aproveitamos para olhar com mais profundidade para nossa alma, e refletir aquilo que nos separa do amor e da nossa atenção à Deus. E jogamos essas coisas fora, para que consigamos caminhar lado a lado com Ele na mesma cadência. Ou seja, que ressuscitemos com Ele e com Ele caminharemos redirecionando nossas vidas. A quaresma nos leva a uma vida nova, desde que sepultemos a velha vida.
Mas, o que isso tem a ver com a música lá em cima?
Entretanto, oferecer toda minha agonia pelos que sofrem, pelos enfermos e transformá-las em pacotinhos de amor oferecidos a Cristo, tem me ajudado bastante a suportar com mais tranquilidade e me ajudado a perceber as situações que podem me deixar vulnerável e evitá-las. E com isso ganho de presente muitas graças...
Uma delas é aprender a me comportar com paciência, isso para mim é uma conquista divina. Outra é saber esperar, mas, a maior de todas é perceber o dom de amor que meus filhos tem sido para mim neste período. Cada um a medida que pode dar. Mas, sobretudo, ser imensamente grata a meu filho Theodoro, que tem sido um verdadeiro anjo nesse período. Eu que tanto senti a ausência de minha mãe para cuidar de mim, perdi dias sem perceber o tesouro ao meu lado que é esse anjo protetor e cuidador. Ele que faz meu lanche, cuida do lanche e café da manhã da irmã, que não posso sentir cheiro de comida. Faz a tarefa com ela. Eles arrumam a bolsa da escola deles. Querem preparar minhas refeições. E ficam o tempo todo querendo amenizar meus enjoos. E também ele desta forma vive sua quaresma.
E ontem a noite ele disse: vou me demitir do emprego de porteiro... Aí, o abracei e juntos entendemos o grande ato de amor dele para comigo e o agradeci e disse a ele o quanto mainha era abençoada por tê-lo. E que ele estava me amando tanto e me ajudando a passar por essa fase com mais tranquilidade. E expliquei que era uma oportunidade dele viver a quaresma dele oferecendo tudo a Cristo. E nos abraçamos e ele olhou para mim e disse:"Eu sou abençoado por você ser minha mãe".
E que essas e as próximas quaresmas não sejam apenas de privações, mas, sobretudo, de amor, e de amor em abundância.
Com amor,
Maria amelia Aguiar.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário