“Alegra-te cheia de graça! O senhor está contigo [...]. [...]
Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à
luz um filho, e porás o nome de Jesus [...] O Espírito Santo descerá sobre ti [...].
Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Os anjos trazem consigo uma mensagem de Deus para cada um
de nós. Assim como o anjo anunciou a Maria naquela noite, que ela era agraciada
entre as mulheres, também, Jesus nos envia anjos para nos anunciar que assim
como Maria, também nós podemos gerar em nossa alma e coração Jesus, para dá-Lo
ao mundo, e assim como Maria, Deus espera pelo nosso sim para que sejamos
agraciados com o Espírito Santo para acolher seu Filho em nossa alma, para
gerar, alimentá-Lo e O fazer crescer ao ponto de se tornar reflexo de seu
rastro luminoso no mundo. Naquela noite iniciou-se o Tempo do Advento no ventre
de Maria.
Portanto, Maria deve ter vivido aqueles noves meses de
espera, se preparando, cuidando e guardando Jesus em seu ventre. Como acontece
com todas nós mamães. Passamos nove meses nos preparando, arrumando nossa casa
para a chegada de um filho, fazemos mudanças e reflexões; tomamos algumas
decisões e fazemos escolhas; abandonamos e rompemos com algumas coisas e
principalmente redirecionamos a nossa vida para acolher o filho abençoado que
chega. Vivemos também nós, nosso advento.
Mas, para vivê-lo depende de uma disposição de alma,
depende de um consentimento interior. Algumas de nós passam por momentos de
angustia, turbulências, de guerra interior, mas, até esses momentos de “dores e
escuridão” é advento, e sem eles não se faria tão necessário à luz.
Vejamos o que aconteceu com Maria, ela bateu em várias
portas para ter seu filho, mas, não encontrou abrigo, somente o encontrou num
estábulo e lá deu a luz ao Filho de Deus, ao Rei dos Reis.
Assim como naquela noite de Seu nascimento, Jesus
continua a bater em nossa porta (em nosso coração) diariamente, esperando que o
abramos para que nele Ele faça morada. Portanto, não deixemos que o anjo do
senhor passe ao nosso lado em vão, para que não sejamos capazes de reconhecer o
anuncio de Sua chegada e se não o reconhecermos, correremos o risco de não
atendê-Lo quando Ele bater em nossa porta, e assim como quando Ele estava no
ventre de Maria, não possamos acolhê-lo em nossa morada – a nossa alma.
Entretanto, o comércio já está se preparado para o Natal.
As lojas enfeitadas e atrativas. Árvores belas e grandes enfeites. As casas já
começam timidamente a se enfeitarem e a entrarem no clima de Natal, ou seja,
todos começam a anunciar externamente a chegada do Natal, como se tudo isso nos
dissesse: O Natal vem vindo! E como se esse fosse o verdadeiro Advento.
Então, muitas vezes, costumamos nos guiar pelo comércio
para nos preparar para a chegada do Natal, mas, para nós cristãos o tempo
litúrgico do Advento é que nos anuncia o Natal, esse ano ele se iniciará no
domingo 30 de novembro. O tempo em que preparamos nossa alma para acolher Jesus
menino, é o tempo de refazer nossos votos de fidelidade e amor a Deus, é o
tempo de recomeço, de redirecionamento em nossa vida cristã. Portanto, vivamos
o Advento preparando a manjedoura que deve ser nossa alma e coração para o
nascimento de Cristo. Para que Jesus encontre repouso e acolhida nele e nele
faça Sua morada.
Abramos os ouvidos para escutar as batidas de Jesus em
nossa porta. Abramos os olhos para reconhecer seu chamado por meio de seus
anjos e, sobretudo, vivamos o Advento como ele deve ser vivido, com o olhar
fixado nos céus, para que possamos, assim como Maria, dizer: “Eis aqui a serva
do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
“Eis que estou à porta e bato: Se alguém ouvir minha voz
e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”.
Unida na escuta da batida de Jesus à nossa porta,
Maria Amelia Aguiar.
...
ResponderExcluirOs anjos trazem consigo uma mensagem de Deus para cada um de nós. Assim como o anjo anunciou a Maria naquela noite, que ela era agraciada entre as mulheres, também, Jesus nos envia anjos para nos anunciar que(...).
...
Ameeeeeeeei! Lindo!
ResponderExcluir