Não deixar passar a oportunidade de amar




 
Hoje, quer dizer ontem, pois, já passa de meia noite, Malu sem sono, pede para ir dormir um pouco comigo antes do pai chegar no quarto pra dormir. Detalhe, tem dias que estou com insônia pesada, e justamente ontem resolvi me recolher mais cedo. Criei um clima no quarto para relaxar, até rádio coloquei,  e tava muito bom escutando o Festival de Inverno de Garanhuns.

Porém, me chega Malu toda trabalhada na conversa, como de costume, e resolve se deitar comigo. No momento em que ela me pediu já murchei com meu plano de relaxar, mas, deixei ela se deitar e antes dela começar a conversa, disse a ela:

- Boa noite e que Deus te proteja. Crente que ela não teria como puxar assunto daí, porém, ela imediatamente puxou conversa:

- Mãe, não é verdade que Deus protege todo mundo?

 E eu respondi, pensando que a saciaria:
- É sim Malu.

E ela emendou:
- Mãe, a chuva são as lágrimas de Jesus, quando Ele tá triste?

Aí fiquei curiosa:
- Não Malu, as chuvas são reações da natureza. Mas, onde você escutou isso?

E ela me respondeu:
- Foi uma coleguinha que me disse!

Então perguntei:
- Mas, você sabe onde podemos ver Jesus?

E ela respondeu:
- No outro. No coleguinha, nas pessoas.

E continuei. A essa altura já tinha desligado o rádio, pois, entendi que era Jesus naquele momento que queria ser acolhido, e perguntei:
- Malu, tu sabe  o que acontece se o coleguinha chora ou fica feliz?

E ela rapidamente respondeu:
-É Jesus no coleguinha que chora ou fica feliz. E se ele chorar aí é que da pra ver as lágrimas de Jesus!

E ela naturalmente continuou:
- Hoje na escola duas coleguinhas brigaram por causa de um brinquedo. E não pode brigar por causa de um brinquedo.

E eu lhe pergunto:
-E é certo brigar por causa de um brinquedo? O brinquedo é importante Malu?

E Malu me responde:
- Não. O brinquedo não é importante, o importante é o coleguinha. E você sabia mamãe que todos as pessoas são especiais para Deus?

E ela continua:
- Até sua mãe que tá no espaço é especial. Ela tá com Jesus e te protege junto com Ele.
OBS.: (Ontem encontrei uma foto de mainha e coloquei visível na sala. E ela me perguntou porque eu tinha colocado a foto lá. E eu disse que era para eu ver minha mãe sempre.)

Então eu tento explicar:
- É verdade Malu, todos somos importantes e especiais para Deus. Mas, a vovó não está no espaço, ela está no céu.

E ela tranquilamente e na sabedoria de seus quatro aninhos me responde:
- Então mamãe, o céu é o espaço sideral, onde ficam a lua e a estrela. E todos nós somos especiais e Deus protege todo mundo.

Por fim:
- Tá certo Malu, mas, agora vamos dormir. Boa noite.

Malu:  Boa noite mamãe.

Bom, são 00h38min e ela está dormindo, e eu aqui escrevendo. E nem sempre o que planejamos, é o que se apresenta no momento presente. O desafio é acolher a graça do momento presente, e amar. Se despir das nossas vontades e acolher a necessidade do outro. E nessa troca de doação o que permanece é o amor.

 Afinal, são esses momentos que nos permitem colher a alma do outro. E no amor o que vale é amar.

No amor,
Amelia Aguiar.


Comentários

  1. ...
    E ela emendou:
    - Mãe, a chuva são as lágrimas de Jesus, quando Ele tá triste?
    ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário